O que é um Hub de integração

Por Monica Nietsche em

Um hub de integração permite que a partir de um ERP se faça uma integração com um ou vários sistemas ou plataformas de vários segmentos, como Marketplace. Ele une o ERP com plataformas de vendas e sistemas de gestão como MES, wms, suprimentos (compras).

Hub também é conhecido por muitos como conector ou simplesmente integrador.

integramos o ERP do cliente a plataforma da Vtex e o hub captará a partir da sua loja virtual, todo o seu catálogo de produtos e informações relacionadas, como preço e estoque

Como exemplo, a InterGATE usa seu hub de integração, o qual chamamos de conectorGATE em um cliente que vende seus produtos na plataforma de ecommerce da Vtex. Assim, integramos o ERP do cliente a plataforma da Vtex e o hub captará a partir da sua loja virtual, todo o seu catálogo de produtos e informações relacionadas, como preço e estoque.

Os hubs lidam tranquilamente com as plataformas, facilitando a vida do lojista/seller, pois demandam menos usuários para manter a loja on line, pois muito se pode automatizar no processo, eliminando a mão de obra, inclusive com utilização de RPAs (robos) .

Os hubs lidam  tranquilamente com as plataformas, facilitando a vida do lojista/seller, pois demandam menos usuários para manter a loja on line

Qual a importancia em utilizar um Hub

Cada plataforma tem seus pré-requisitos para adesão e padrões que devem ser seguidos para permanecer nele. Portanto, ações como cadastramento correto dos produtos são essenciais para se manter ativo em uma plataforma desse modelo.

A parceria com várias plataformas , ao mesmo tempo em que pode resultar em mais vendas, significa necessidade de mais estoque e controle sobre tudo o que acontece em sua loja. Isso, num cenário ruim, pode levar a erros na sua gestão, sobretudo se conta com uma equipe pequena.

A sincronização do estoque também é essencial. Ela impede, por exemplo, que você venda uma última unidade de um produto em uma plataforma marketplace e faça isso em outra, o que gerará um grande problema e poderá fazer até com que você seja penalizado. Afinal, vender um item já indisponível gera uma série de transtornos e abaixa sua reputação.

Além disso, um bom hub de integração permite sincronização em caso de mudanças de preços e criação de regras de preços diferenciados, pois há situações em que você pode querer fazer uma promoção em um site apenas, por exemplo.

Outras vantagens são funcionalidades complementares, como por exemplo flexibilização de políticas de preço e frete por marketplace.

E por fim, por serem independentes do ERP e da plataforma do e-commerce ou Marketplace, não há sobrecarga de transações na sua operação do dia a dia, nem na plataforma em função de aumento expressivo de consultas ou vendas.